Análise psicanalítica do "Herói Macho"

(Senhores psicanalistas esta é uma análise não-oficial e visa somente contribuir com os horizontes de estudos psicológicos de nossa sociedade freudiana. Hoje há tolerância para todos aqueles que dizem receber informações do "Além". Sendo assim, poderia dizer que o Dr. Freud me soprou aqui algumas de suas análises que vou publicar homeopaticamente no meu blog. Ah, ele disse para não levarem a sério também suas brincadeiras, mas na falta de um "charuto astral" ele fica muito ansioso e precisa se concentrar em algo. Ultimamente tem sido nos desenhos animados.)
He-man:
análise psicanalítica do "Herói Macho"
O desenho-animado consegue representar, através de seus símbolos e personagens, a dificultosa vida do macho comum na sua eterna peleja em conquistar a aceitação da fêmeas e reafirmar a sua virilidade, num mundo tão hostil. Vejamos os símbolos:
1. Prícipe Adam
O viadinho príncipe Adam, cheio de modos devido a sua educação palaciana, representa o "macho" enrustido, a criança ainda insegura de seu poder. Não é à tôa que o inteligente autor o representou usando aquele ridículo colan lilás. Adam não tem namoradas e passa o dia no palácio com o seu medroso gato Pacato, que representa também a sua natureza instintiva não-desperta.

(Se fosse macho mesmo tinha um cão. Segundo a sabedoria popular um gato é um cachorro bichinha.)
2. He-man
Quando o príncipe Adam resolve levantar sua espada (um claríssimo símbolo fálico) e gritar "pelos poderes de Greyskull" desperta seu Id transformando-se no macho propriamente dito (embora de sunguinha suspeita) e transformando Pacato no "Gato Guerreiro". Entendamos o Gato Guerreiro como o corpo e as pulsações despertas, pronto para o "ataque".

(tal como Clark Kent ao virar Superman, niguém o reconhece. Vai entender...)
3. O Castelo de Greyskull e a Feiticeira
O castelo em formato de caveira oca (uma caverna de qualquer forma) cujo portão não deve ser invadido é uma clara representação do útero e orgão sexual feminino. No castelo mora a Feiticeira, representada por uma mulher-pássaro molenga, que não pode deixar o castelo e precisa ser protegida por He-man. Aqui vemos uma clara menção ao famoso "Complexo de Édipo". A Feiticeira, desejável mas inviolável, representa a mãe que tem que ser defendida a qualquer preço. Muitos já devem ter pensando porque o He-man não era o parceiro oficial da Feiticeira e esta é a explicação mais plausível. Além disso, por estar sempre cheio de culpas ele não pode ter um relacionamento saudável com Teela, pois está sempre ocupado em defender sua "mãe".

(Atenção: apesar das penas, a Feiticeira não é galinha.)
4. Os amigos de He-man
a) O principal deles é Mentor, um sujeito inteligente e que usa um capacete propositalmente no formato de uma glande. Ele é a representação do Super-Ego de Adam, atuando como conselheiro - a sua consciência - sempre incetivando o príncipe a assumir sua masculinidade.
b) Teela, a filha de Mentor, está sempre presente, dando em cima do príncipe de todas as formas possíveis, mas sem sucesso nas suas investidas. Isso porque Adam vê Mentor como um pai, e inevitavelmente Teela como sua irmã, o que é péssimo para sua libertação sexual, enchendo-o de culpa por pensamentos incestuosos tenazmente evitados. Alguns autores a consideram o lado feminino de Adam, que é bem mais forte e hábil do que ele. (Adam merece mesmo usar aquele colan).

(Teela, de "perfil")

(Ela bem que tenta seduzí-lo, mas ele não tem coragem)
c) Gorpo, a pequena criatura voadora que vive olhando por debaixo da saia da Feiticeira, representa o lado desastrado do Macho, que até consegue atenção das fêmeas com seu lado moleque, mas é por pura compaixão. É a criança interior tentando chamar atenção.
5. O Esqueleto e cia.
O vilão Esqueleto representa a morte e remete ao fantasma da impotência que tanto permeia o imaginário masculino. Afinal se a "espada" não der conta do recado, o guerreiro é derrotado e o esqueleto vencerá. Além disso representa também o pai na relação edípica, aquele que competitivamente acaba por usurpar os poderes do filho. O restante do exército de esqueleto representa os demais fantasmas que assombram os homens, entre eles: Maligna, o medo da mulher perigosa e cruel (o lado negativo da mãe); Homem Fera, o medo de ser visto como um animal estúpido e agressivo; Mandíbula, o medo de precisar de uma prótese (ou soluções artificiais); Aquático, o medo de só falar "água" na hora da conquista; Triclop, o medo de ter que precisar usar o "terceiro olho", entre outros. É amigos, a vida de macho não é nada fácil.

(Representação símbólica do Pai e Mãe unidos contra o filho)
6. Os pais
Rei Randor e Rainha Marlena são os pais bajuladores que atendem todas as necessidade do frágil filho-único. Como os filhos-únicos em geral, cresceu assim, sem referências e superprotegido, alheio ao agressivo mundo dos machos. Por causa disso o prícipe era motivo de chacota na escola, apesar de seus pais sempre mandarem cortar a cabeça daqueles que o sacaneavam. Na falta do que fazer o rei e a rainha passam horas com as bundas reais sentadas no trono, assistindo novelas e fazendo compras pelo Shoptime.
Conclusão
Os autores foram tão claros que passaram do ponto. Como era de se esperar, o personagem principal encantou não só as garotas mas também o público GLS. Por esse motivo criaram a personagem She-ra, para que o herói tivesse um claro contraste em relação ao mundo feminino, apesar de fervorosas manifestações contra por parte deste público. She-Ra é irmã de He-man, vivendo em um mundo semelhante ao seu, com personagens correspondentes. She-ra é a versão Roberta Close de He-man, para atender o público GLS. No mundo mais florido dela as cores são mais vivas e os personagens mais efeminados. Até mesmo o Gorpo ganhou sua versão "poderosa" chamada Driele, hoje um dos nomes mais comuns do público transformista. Por conta disso o desenho-animado perdeu sua força "educativa" e caiu em desuso sendo substituído aos poucos por outros desenhos de teor mais moderado, tão comuns nas TVs, com conteúdo metrossexual.
Por hoje é só, amiguinhos. Em outro momento analisaremos o conteúdo psíquico e as situações comuns vividas em outros desenhos animados. Os demoníacos Teletubbies são os próximos, não percam!