terça-feira, fevereiro 27, 2007

Nomes espirituais a R$ 0,90!




Prezados leitores,

Eis que atravesso uma crise de identidade que muito me faz pensar sobre a facilidade como nos apegamos ao que somos - e ao que queremos que percebam que somos - e a dificuldade de abrir mão de certos valores ideológicos, gostos pessoais, etc. Essa balbúrdia mental me fez lembrar quando anos atrás enveredei pelo Budismo. Assisti a um "workshop" de meditação budista da Escola Theravada, com a venerável monja Ani Zamba, uma inglesa de meia idade que veio à Fortaleza, e não falava absolutamente nada de Português. Foi necessário uma intérprete, mas para surpresa de todos uma incrível conexão se estabeleceu entre a monja e os alunos participantes: quase todos a entendiam antes da interprete traduzí-la e vice-versa. Dizendo por minha própria experiência, nunca entendi tão claramente o que se pode chamar de comunicação telepática, pois absolutamente tudo o que ela falava em inglês era como se ela estivesse falando em um perfeito Português, sem escapar-me nada.

Falarei sobre minha sensibilidade metafísica em outro momento, mas o fato é que quando estamos próximos de pessoas "santas", a troca energética é tal que conseguimos beber de uma fonte pura e renovar nosso estado de espírito e até mesmo nossas células. Por tudo isso e mais um pouco resolvi conhecer mais do budismo e "tomar o refúgio" no Sábado seguinte, numa cerimônia simples mas muito simbólica, onde oferecemos um alimento para a confraternização, parte de nosso cabelo é cortado e somos presenteados por um nome espiritual em tibetano com duas palavras, os quais servem - como todo nome espiritual - para desapegarmos mais de nosso nome comum e conseqüentemente de nosso apegadíssimo ego.

Para evitar minha vaidade leonina habitual, que tanto combato, evitarei dizer aqui o significado do meu nome, Künzang Yeshe, mas fato foi que um colega mais antigo na tradição chegou a mim e disse em tom desconcertante que o nome que recebi era muito bom e importante e que pena ele não tinha um igual. Engraçado é que o nome tem o objetivo justamente de não ser importante e aí vemos o revés que pode ser isso. Aliás não são poucas as pessoas que recebem nomes espirituais em diverass tradições e o usam mais do que o seu próprio como marketing pessoal associando a ele certa atmosfera de misticismo, paranormalidade e certas importâncias. Enfim, o objetivo de largar mão do nosso personagem principal acaba como um tiro saindo pela culatra e criamos um novo personagem mais pomposo e "espiritualizado". Não faltam os que se orgulham de seus nomes (que essencialmente são genéricos).

Foi assim que resolvi criar eu mesmo um nome espiritual para mim, dentro de uma tradição espiritualista que vou fundar e convidar a todos os "bons" para me seguirem. Algo mais dentro de nossa realidade e simplicidade, sem pomposidade: Chamar-me-ei de "Zé".

Um nome espiritual curto e que poucos são os que gostam. Na minha escola espiritualista todos chamar-se-ão Zé. Homens e mulheres, mestres e discípulos. Talvez Zé ', Zé ", etc. como a matemática faz, mas essencialmente todos serão apenas Zés.

É isso. Aguardem o chamado!
Abraço do Zé.

.

Marcadores: , ,

6 Comments:

At 9:44 PM, Blogger Ela said...

Haaaaa...
E as meninas??? Zé???? rs
Um bjaoooo

 
At 11:55 AM, Blogger Sr. Eulálio said...

Oh, sim... Meninas também se chamarão "Zé". E pasmem, cães e gatos também. Todos seremos Zés. ;-)

 
At 5:15 PM, Blogger Josy Lima said...

Zé Manés...huahuahua

 
At 3:37 PM, Blogger Liv Araújo said...

Eulálio, o apelido da Marisa Monte é "Zé". Pois bem, acertaste em cheio, rs.
O fato é que nomes são apenas palavras e às vezes a gente se esquece o quanto deveria ser fácil transcendê-las...

 
At 10:41 AM, Blogger Sr. Eulálio said...

Disseste-o bem, minha cara Lívia. Em verdade somos "nomes" ambulantes, letras ou "sephirats" que vagueiam rumo ao incerto porque buscamos conexões improváveis, dígrafos existenciais que por natureza não são passíveis de transcendência por causa de sua própria natureza dual...

Esquecemos do Verbo... E nos multiplicamos...

Um grande abraço e obrigado pela presença no Blog.

 
At 4:36 PM, Blogger Unknown said...

ahhh
então somoos tds zes???
a não eeu num so
seus bandos de zes manes
hgjhwnogjv

 

Postar um comentário

<< Home